Configuração de regras tributárias simplifica cálculos na NF-e.

Há trinta ou quarenta anos era bem mais simples emitir uma nota fiscal de venda. Bastava um talonário de papel com três ou quatro vias, papel carbono e uma caneta esferográfica. A alíquota de ICMS em cada nota fiscal era única, conforme o estado de destino, havendo poucos casos de produtos com alíquotas diferentes. No máximo alguns produtos beneficiados com redução de base ou mesmo isento.

Mas as disputas de receitas entre os estados e demais medidas governamentais criaram complexidades, dificultando que um assistente administrativo ou faturista domine tudo. Hoje há uma variedade de regras, exceções, reduções de base, regras de partilha entre os estados, contribuições auxiliares, fora o fato de que cada produto em uma mesma NF-e, pode ter situação fiscal e condições diferentes dos demais.

Pensando nisso, a NuvemERP desenvolveu o aplicativo Regras de Tributação. Com ele, empresas que têm tributações mais complexas podem configurá-las previamente, definindo alíquotas e partilha de ICMS, exceções por item (ou por NCM). As exceções de ICMS-ST e FCP são calculadas de modo automático, caso a emissão tenha características que impliquem em ST.

Configurando essas condições tributárias, orçamentos e pedidos já são calculados no momento da criação. A empresa ganha tempo e garante a emissão da forma correta, evitando erros de operação. O sistema carrega previamente as informações considerando também as diferenças de alíquotas, entre o estado de origem e o estado de destino.

Conheça o NuvemERP e surpreenda-se: sofisticado e simples de utilizar. Planos a partir de R$1,50 por dia. Teste gratuitamente por 15 dias e vire fã.